quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Composição da câmera fotográfica

         Uma câmera fotográfica consiste basicamente numa caixa hermética à luz com uma lente numa extremidade e um mecanismo que consiga manter um suporte sensível à luz.
       Na história, a câmara fotográfica tem dois antepassados: a câmera obscura do Renascimento e, posteriormente, a câmara estenotopaica ("pin hole").
       As câmeras mais sofisticadas possuem, geralmente, dois mecanismos que pela sua conjugação permitem obter a exposição ideal para a sensibilidade da emulsão fotográfica: o obturador que controla o tempo que a emulsão fotossensível irá ser exposta à luz e o diafragma (geralmente situado na objetiva fotográfica), que controla a intensidade de luz que irá impressionar o material fotossensível.
        Podem-se dividir as câmeras fotográficas sobre dois aspectos que as caracterizam: a construção da própria câmera e o formato da imagem que realizam. Assim, quanto à construção podemos dividi-las em dois grandes grupos:
- câmeras de objetiva fixa, que não permitem a troca de objetiva fotográficas, e se subdividem em câmeras de visor direto, em que a imagem que o utilizador vê nem sempre coincide com a imagem projetada pela objetiva fotográfica); câmeras reflex com uma só objetiva (SLR: "single lens reflex"), em que o utilizador vê uma imagem semelhante à projectada pela objetiva fotográfica; e câmeras de lentes geminadas (TLR: "twin lens reflex"), que possuem no seu corpo duas objetiva semelhantes, uma para projetar a imagem para o utilizador e a outra para projetar a imagem para a emulsão fotossensível.
- câmeras de objetiva impermutáveis, que permitem a troca de objetiva. Neste grupo existem as mesmas subdivisões que no grupo anterior.
        Quanto ao formato da imagem que realizam, as câmeras fotográficas podem dividir-se em três grandes grupos: câmeras de pequeno formato, que geralmente realizam imagens de 24mm x 36mm (formato vulgarmente designado por "35mm") e de 17mm x 30mm (designado APS: "Advanced Photo System"), câmeras de médio formato que realizam imagens de 6cm x 4.5cm, 6cm x 6cm, 6cm x 7cm e 6cm x 9cm e câmeras de grande formato que realizam imagens a partir de 6cm x 9cm em diante, geralmente até o formato 20cm x 25cm.
        A câmera mais comum é a de objetivas impermutáveis (SLR) de pequeno formato, geralmente denominada por câmera de 35mm SLR.
     O funcionamento desta máquina assenta essencialmente num mecanismo óptico denominado por penta prisma. Este penta prisma transforma a imagem invertida, em sentido horizontal numa imagem idêntica à imagem projetada na emulsão fotográfica. Um espelho reflete a imagem produzida pela objetiva fotográfica sobre o penta prisma, que no ato de fotografar rebate, deixando assim a imagem projetar-se sobre a película.
        Salientem-se ainda as câmeras de formato digital, que podem pertencer a um dos dois grupos acima mencionados. Estas câmeras armazenam as imagens por elas registradas diretamente num suporte digital (magnético), permitindo assim ao utilizador transferi-las para um computador pessoal, uma vez que existe uma interface de comunicação entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário